Sobre o PPGEdu

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU-FAED), primeiro Curso de Mestrado em Educação implantado na UFMS e no estado de Mato Grosso do Sul, fruto de um convênio interinstitucional datado de 1988 com a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP), processo mantido até o ano de 1991. Neste contexto, criado como uma experiência voltada para a formação de pesquisadores em todos os âmbitos da educação e, naquele momento histórico, contando com a participação de profissionais de outras áreas de conhecimento, que contribuíam para os aprofundamentos necessários acerca dos processos sociais envolvidos com a educação.

Vale dizer, que esta formação teve como princípios a articulação, a aderência e a atualização, operadas nos Cursos de Mestrado, desde sua criação e, a partir de 2005, no Curso Doutorado, alinhadas aos seguintes objetivos:

  1. iniciar e consolidar a formação de pesquisadores na área, de forma que estejam comprometidos com o avanço do conhecimento, para o exercício da investigação científica e das demais atividades profissionais atinentes ao campo educacional;
  2. estimular a produção científica, utilizando as formas de socialização do conhecimento disponíveis na área (periódicos, eventos e livros);
  3. conferir, de acordo com o regime didático e científico do Programa, os graus de Mestre e Doutor em Educação;
  4. estimular atividades de integração com a educação básica, por meio de palestras, seminários, formação sindical e participação nos grupos de estudo e pesquisa.

 

Esses objetivos, quando da organização do Planejamento Estratégico [requisição do processo avaliativo CAPES], após identificação de dados, estudos e debates foram reorganizados, na perspectiva tanto de caracterizar a identidade construída ao longo de mais de 35 anos de existência do PPGEDU; mas também visando adequar o Programa a novas exigências, surgidas principalmente a partir dos balizamentos do Planos de Desenvolvimento Institucional UFMS.

Nessa direção, os objetivos atuais do PPGEDU ficaram assim estabelecidos:

  1. Iniciar e consolidar a formação de pesquisadores na área, de forma que estejam comprometidos com o avanço do conhecimento, para o exercício da investigação científica e das demais atividades profissionais atinentes ao campo educacional;
  2. Consolidar formas de produção e circulação do conhecimento disponibilizado pela área em parcerias estratégicas de pesquisa, em periódicos, em eventos e em livros, nacionais e internacionais;
  3. Atualizar, periodicamente, o regime didático e científico do Programa, de forma a incorporar as transformações sociais e educacionais, que exigem novos formatos de docência e pesquisa para Mestres e Doutores;
  4. Incrementar ações de pesquisa e extensão com a educação básica, visando alcançar o conjunto de atividades educacionais, informando e acompanhando o atendimento às necessidades básicas de aprendizagem de docentes e pesquisadores.

 

Para o alcance de tais objetivos nos pautamos em pesquisas desenvolvidas, identificadas no contexto da produção de conhecimento, registradas em produções bibliográficas completas (eventos, periódicos, livros e capítulos de livros), base para a escrita de dissertações e teses, vinculadas às três linhas de pesquisa, a saber:

  1. História, Políticas, Educação – Investiga, com foco na/da história da educação, a organização do trabalho didático e as políticas educacionais (para a educação básica e educação superior). Prioriza, também, o estudo das diferentes teorias acerca do Estado, com o intuito de analisar as políticas sociais em geral e, em particular, as políticas educacionais e curriculares, realizando, ainda, a avaliação e acompanhamento do impacto dessas políticas, implantadas pela instância federal e, incrementadas pelos âmbitos estadual e municipal.
  2. Educação, Cultura, Sociedade – Investiga a relação sujeito, sociedade, cultura e educação nos campos das relações capitalistas de produção, do poder, das práticas culturais, sociais e políticas sobre os diferentes processos e dimensões educativas.
  3. Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças – Investiga os aspectos teórico-metodológicos da Pesquisa em Educação com foco em formação, práticas e diferenças. Discute e analisa temas atuais em Psicologia e Educação, e suas interlocuções, com ênfase em temas relacionados à atividade docente em espaços educativos.

 

Acrescentamos, ainda, que o conjunto de professores deste programa organiza-se em Grupos de Estudos e Pesquisa, que contribuem para o conhecimento e a consolidação dos perfis de docência e pesquisa, a saber:

 

LP 1 – HISTÓRIA, POLÍTICAS E EDUCAÇÃO

  1. Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior – Mariluce Bittar (GEPPES/MB) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Educação Especial (GEPIEE), ambos liderados pela Profa. Dra. Carina Elizabeth Maciel.
  2. Observatório de Cultura Escolar (OCE), liderado, na UFMS, pela Profa. Dra. Fabiany de Cássia Tavares Silva,
  3. Núcleo de Gestão Escolar da Educação Básica (NAGE), liderado pela Profa. Dra. Solange Jarcem Fernandes.
  4. Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR), liderado na UFMS pela Profa. Dra. Silvia Helena Andrade de Brito.

 

LP 2 – EDUCAÇÃO, CULTURA, SOCIEDADE

  1. Desenvolvimento Humano e Educação Especial, liderado pela Profa. Dra. Alexandra Ayach Anache.
  2. Grupo de Pesquisa Investigação Acadêmica nos Referenciais Foucaultianos (GEIARF), liderado pelo Prof. Dr. Antônio Carlos do Nascimento Osório.
  3. Grupo de Estudos de Tecnologia e Educação Matemática (GETECMAT), liderado pela Profa. Dra. Suely Scherer, no PPGEDU.
  4. Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações étnico-raciais e Formação de professores(GEPRAFE), liderado na UFMS pela Profa. Dra. Eugenia Portela de Siqueira Marques.
  5. Grupo de Pesquisas Formação e Cultura na Sociedade Contemporânea (EduForp), coordenado pelo Prof. Dr. Christian Muleka Mwewa.
  6. Grupo de Estudo e Pesquisas em Narrativas Formativas (Gepenaf), coordenado pela Profa. Dra. Sandra Novais Sousa.

 

LP 3 – PROCESSOS FORMATIVOS, PRÁTICAS EDUCATIVAS, DIFERENÇAS

  1. Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GEPPE), liderado pela Profa. Dra. Sônia da Cunha Urt.
  2. Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GEPFORP), liderado pela Profa. Dra. Célia Beatriz Piatti.
  3. Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), liderado pela Profa. Dra. Josiane Peres Gonçalves.
  4. Grupo de Estudos Fundamentos da Educação, liderado pelo Prof. Dr. Rafael Rossi.
  5. Grupo de Pesquisas Currículo, Cultura e História (GEPEH/UFMS). Coordenação: Maria Aparecida Lima dos Santos.