O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações étnico-raciais e Formação de professores – GEPRAFE foi criado em 2013 e, posteriormente no dia 11 fevereiro de 2021, em homenagem à professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, professora emérita da Universidade Federal de São Carlos. Por indicação do Movimento Negro, foi conselheira da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, mandato 2002-2006. Nesta condição foi relatora do Parecer CNE/CP 3/2004 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e participou da relatoria do Parecer CNE/CP 3/2005 relativo às diretrizes curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia.
Os temas investigados pelo grupo estão relacionados às políticas públicas afirmativas na educação superior e a Educação para as relações étnico-raciais. Alguns temas são investigados nessas pesquisas, entre os quais: a formação inicial e continuada de professores, a história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar; identidade negra e racismo epistêmico.
GEPRAFE/PGS reúne pesquisadores de várias instituições de Educação Superior: UCDB, UFSCAR, UEMS, UFGD, UNEMAT, UFPR, UFPB, entre outras.
Atualmente o grupo desenvolve dois projetos interinstitucionais:
O grupo integra a pesquisa Ações afirmativas na América Latina: Brasil, Argentina, México, Colômbia, Bolívia e Uruguai. O projeto é coordenado pelo professor Paulo Vinícius Baptista da Print/UFPR. Os projetos do PrInt compõem um projeto institucional da UFPR e recebem apoio financeiro para a realização de mobilidade internacional.
Atualmente participam do grupo estudantes de graduação, estudantes de pós- graduação e professores da educação superior e da educação básica.
Coordenação:
Eugenia Portela de Siqueira Marques (portelaeugenia@gmail.com)
Rosana Batista Monteiro – Universidade Federal de São Carlos