Grupo de Estudo e Pesquisas em Narrativas Formativas (GEPENAF)

O Gepenaf foi criado em 2010, inicialmente vinculado à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), sob a coordenação da Profa. Dra. Eliane Greice Davanço Nogueira. A partir de 2018, com a aposentadoria de Eliane Greice, a Profa. Dra. Sandra Novais Sousa, vinculada à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), foi convidada a assumir a coordenação do grupo, que passou a vincular-se à UFMS.

As produções dos participantes do Gepenaf têm em comum a temática da formação docente e a utilização do método (auto)biográfico. O conjunto de produções do grupo inclui 16 dissertações defendidas, bem como diversos artigos publicados em periódicos nacionais e anais de eventos, com destaque para a Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica e o Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica (Cipa), evento promovido pela Biograph.

As reuniões ocorrem quinzenalmente, para os alunos da graduação que são orientandos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) ou de iniciação científica, bem como alunos da pós-graduação orientandos da coordenadora do grupo. Mensalmente, há ainda uma reunião aberta, que reúne, além dos orientandos, demais alunos de Pedagogia ou outras licenciaturas, alunos vinculados a Programas de Pós-Graduação e professores da Educação Básica. Essa reunião mensal tem como característica principal ser um espaço solidário, sem a necessidade de vínculos institucionais, mas com o compromisso com o debate e a produção do conhecimento. As temáticas estudadas são sempre subsidiadas por textos de autores que discutem tanto a formação de professores e desenvolvimento profissional docente, como narrativas e escritas autobiográficas, sendo que as discussões são sempre irrigadas pelas dificuldades, angústias e questionamentos vivenciados pelos educadores nos seus locais de trabalho.

Tem como objetivo reunir pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior interessados em produzir conhecimento e pesquisas sobre os processos de formação e desenvolvimento profissional docente, subsidiados teoricamente pelo método biográfico e por metodologias que incluem a produção de memoriais, entrevistas narrativas, ateliês biográficos, narrativas infantis e demais formas de aproximação das histórias de vida e formação dos professores e de outros agentes do campo educacional.

LINHAS DE PESQUISA:

  • Linha 1 – Desenvolvimento Profissional Docente e Narrativas Formativas, que objetiva produzir conhecimento científico na área de formação docente, por meio da pesquisa formação, privilegiando a escrita narrativa, biográfica, autobiográfica e memorialística;
  • Linha 2 – Alfabetização e Letramento, que propõe o estudo e tratamento das correntes de alfabetização e letramento, bem como estudos de leitura e escrita na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Coordenação: Sandra Novais Sousa
sandra.novais@ufms.br