História
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) é vinculado à Faculdade de Educação (FaEd) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que também congrega os Cursos de Graduação em Licenciatura em Pedagogia (diurno e noturno), Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, ambos também na modalidade a distância, e Licenciatura em Educação do Campo e as disciplinas de formação pedagógica dos demais cursos de licenciatura da Universidade, no campus do município de Campo Grande.
Em 2018 o PPGEdu/FaEd completa três décadas de existência, uma vez que remonta ao Curso de Mestrado em Educação (CME) implantado em 1988, por intermédio de convênio com a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP), processo mantido até o ano de 1991, quando passou a integrar o Sistema Nacional de Pós-Graduação.
Em 2006, com a autorização do Curso de Doutorado, deu forma ao objetivo de preparar profissionais qualificados para atuação em atividades de gestão, ensino, pesquisa e produção de conhecimento no campo da Educação. Até o momento o Programa registra a titulação de 357 mestres e 112 doutores e, no último quadriênio (2013-2016), foi avaliado pela CAPES com nota 5.
Assim, o Programa assume importante papel nas políticas voltadas ao ensino e à pesquisa no âmbito da Pós-Graduação da UFMS, contribuindo para a implantação de novos programas acadêmicos e profissionais na área de Educação, como Mestrado e Doutorado em Educação Matemática, Curso de Mestrado em Educação Social, Curso de Mestrado em Linguagens, Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Curso de Mestrado em Psicologia, uma vez que de seus processos formativos saíram parte dos docentes que compõem os quadros dos referidos.
Ressalta-se ainda que a partir das atividades desenvolvidas pelos seus docentes e pós-graduandos do Programa, o mesmo vem constituindo-se como um dos principais espaços de formação de mestres e doutores nas regiões Centro-Oeste, Norte e Sul, registrando também que seus primeiros egressos completam sua formação em outros cursos de pós-graduação do Brasil e do exterior, e muitos integram o atual quadro docente de pós-graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade da Grande Dourados, Universidade Federal de Rondônia, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Tocantins, Universidade Federal de São Carlos e Universidade Católica Dom Bosco ou de outros programas do Brasil.
Dessa forma, em suas três décadas de história articulou sua proposta formativa, ancorado nas demandas sociais, científicas e acadêmicas da área de Ciências Humanas e Sociais. Neste contexto, as linhas de pesquisa e as pesquisas docentes dão forma às disciplinas, às atividades e seminários de pesquisa, consolidando a escrita de dissertações e teses, bem como sustentando a produção bibliográfica e técnica do corpo docente e discente.
Tudo isso se expressa em sua produção, demonstrando a inserção da mesma no quadro político-social da Educação brasileira e internacional, enfatizando, em especial, sua articulação com a educação básica, políticas de ensino superior e a educação especial em consonância com os objetivos históricos do Programa.
Além disso, as Linhas de Pesquisa do PPGEdu e os grupos de estudos dão sustentação ao desenvolvimento dos projetos de investigação, às disciplinas, à elaboração de teses e dissertações, bem como à produção bibliográfica e técnica do corpo docente (permanente, convidados e visitantes) e discente, representando a inserção político-social dos membros do Programa no âmbito da pós-graduação em Educação no País e no exterior.
Vale registrar que a partir de agosto de 2014 foram realizadas diversas alterações relacionadas à proposta curricular, ao regulamento e ao calendário, entre outros. A seguir se arrolam as mais destacadas:
- a) mudança de calendário para ingresso de novos pós-graduandos no Curso de Doutorado, a se efetivar no segundo semestre letivo de cada ano;
- b) definição de calendário para ingresso de novos pós-graduandos no Curso de Mestrado, cujo processo seletivo realizar-se-á no segundo semestre letivo de cada ano, para início do Curso no semestre subsequente àquele da seleção;
- c) Instalação de Comissões responsáveis pelo processo de seleção de candidatos para o curso de Mestrado e Doutorado: Comissão Permanente de ingresso para o Curso de Mestrado e Comissão Permanente de ingresso para o Curso de Doutorado. As respetivas comissões estão integradas por professores das Linha de Pesquisa e membros do Colegiado do Programa. Incumbe às comissões a elaboração dos editais de seleção e distribuição de vagas com base no Relatório da Comissão de Credenciamento e Recredenciamento;
- d) classificação de cada candidato ocorre por nota (média ponderada) e produção científica, através dos critérios indicados em cada edital; e,
- e) as vagas oferecidas também deverão estar em consonância com a Portaria n. 203/2011 da Capes, a qual estabeleceu o limite de 8 orientandos por orientador/a. A oferta de vagas é feita por Linha de Pesquisa e está condicionada à capacidade de orientação do corpo docente do Programa, bem como ao resultado da avaliação anual de produção acadêmica dos professores, cujo acompanhamento se realiza anualmente pela Comissão de Credenciamento e Recredenciamento. Portanto, a seleção depende da disponibilidade de vagas por orientador/a e por Linhas de Pesquisa.
Além destes, o Programa também conta com uma Comissão de Bolsas, que cuida do acompanhamento dos pós-graduandos bolsistas dos cursos de Mestrado e Doutorado, e organiza os processos seletivos anuais e/ou semestrais para selecionar candidatos ao estágio pós-doutoral do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES), com bolsas de estudos. Cabe ainda a esta Comissão a seleção de candidatos para pós-doutorado sem bolsa, portadores do título de Doutor, interessados em desenvolver atividades de pesquisa e que não sejam integrantes da Carreira de Servidor Público da UFMS, mas que assumam em tempo integral as atividades, acompanhados por um/a supervisor/a docente permanente do Programa.